Novembro na mira dos festivais de cerveja

Não pensem que as festas regadas a boa cerveja se restringem ao mês de outubro! A região metropolitana de Porto Alegre tem uma programação intensa para quem gosta de emoções cervejeiras. Para todo o tipo de gosto e bolso!

 

BURGOMESTRE, por Sady Homrich

Feliz, a 83 km da capital, é berço da Cervejaria Ruschel, que ficou famosa com o rótulo Polka lançado na década de 1950. A partir de 1968, foi palco de uma das mais divertidas e tradicionais festas germânicas, o Festival Polka, depois Festival Nacional do Chopp, que vai para a sua 51ª edição em abril de 2018. Ao ser adquirida pela Cervejaria Serramalte (de Getúlio Vargas/RS) em 1973, modernizou as instalações, aumentando a produção, até passar para o controle da Antarctica Paulista em 1980. Após a fusão que criou a AmBev, a fábrica foi desativada em 1997.

Durante uma década, a cidade ficou “viúva” de uma cervejaria. Até que quatro empreendedores criaram a Altenbrück, que já completou 10 anos, sempre presente na comunidade, resgatando essa tradição da cidade que recebeu o título de Capital Estadual da Cerveja Artesanal pela Lei nº  14.697, de 25/5/2015 – aprovada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul por unanimidade.

Mais recentemente, a Cervejaria Kaltbach, dentro do complexo que compreende o Bier Emporium e a Pousada Choppão, que é o resultado da paixão de três amigos cervejeiros caseiros que se lançaram no mercado local. Ambas estarão presentes, com mais 18 cervejarias gaúchas, no 4º Encontro de Cervejarias Artesanais, de 15 a 19 de novembro, no Parque Municipal de Feliz. A lista completa das cervejarias participantes e a programação estão no site oficial: www.encontrodecervejarias.com.br.

Em Porto Alegre, teremos, nos dias 18 e 19 de novembro, o 1º Festival da Cerveja POA, em um projeto que inclui a 1ª Copa da Cerveja POA e o 1º Congresso da Cerveja POA.  Será um grande festival que reunirá 50 cervejarias e uma dezena de opções gastronômicas. Essa festa contará ainda com shows de bandas como Ultramen e Cachorro Grande, além de DJs e outras atrações culturais abertas ao público.

O inédito Festival Sul-Americano de Cerveja 2017 promete trazer, nos dias 1 e 2 de dezembro, as melhores cervejarias artesanais da América Latina reunidas no salão climatizado da Fiergs. As atrações musicais são focadas em jazz e blues. Essa iniciativa tem apoio do Sebrae-RS, fomentando as pequenas indústrias do ramo. Agenda e ingressos no www.sulamericanodecerveja.com.br.

 

Abraço do Burgomestre  e… QUE A FONTE NUUUNCA SEQUE!

COMENTÁRIOS