Bolo de Natal

Cozinha da Janete

     Uma  das festas mais aguardadas do ano é o natal! É nesta época que podemos muitas vezes compartilhar nossas alegrias com aqueles a quem pouco encontramos, por meio de cartões ou telefonemas. O Natal é capaz de unir pessoas, de nos fazer lembar dos velhos momentos que vivemos, e isso certamente inclui as receitas natalinas. A receita do mês é um bolo de natal que podemos fazer em formas de mini-panetones, ficam ótimos para presentear.

 

BOLO DE NATAL

Ingredientes:

 

– 2 xícaras de (chá) de açucar;

– 3 e ¹/2 xícaras de (chá) de farinha de trigo;

– ³/4 xícara de mel;

– 1 colher de (sopa) de fermento em pó;

– 6 ovos ;

– 250 Gr de manteiga;

– 1 xícara de (chá) de café quente;

– 100 ml de vermute;

– 1 colher de (chá) de canela em pó;

– 1 pitada de cravo em pó;

– 1 xícara de (chá) de castanhas do Pará picadas;

– 1 xícara de (chá) de uvas passas;

– 1 xícara de (chá) de frutas cristalizadas;

– 1 e ¹/2 xícara de (chá) ameixas pretas picadas;

– 1/2 xícara de (chá) de cerejas picadas;

– xícara de (chá) de nozes picadas;

– frutas para decorar.

 

Preparo:

 

     Na batedeira coloque a manteiga, aos poucos adicione o açúcar. Misture bem e acrescente os ovos e continue batendo, junte o mel e o café quente.  Coloque as especiarias, bata e adicione o vermute.  Em uma vasilha, adicione todas as frutas, misture-as com um pouco de farinha de trigo. Na batedeira despeje o restante da farinha e o fermento. Adicione as futas e mexa bem até incorpar todos os ingredientes e distribua nas forminhas. Leve para assar em fogo baixo pré aquecido, por aproximadamente 35 à 40 minutos. Decore com futas.

 

Dicas:

 

     Podemos congelar os bolinhos por 3 meses. Na decoração podem usar ganache ou mesmo o glaclê real. Quando assamos os bolinhos nas forminhas de panetone, não precisamos untá-las, mas no contário temos que untar e polvilhar com farinha de trigo.

Lembre-se faça tudo com muito carinho, até o mês que vem…

COMENTÁRIOS