Bola pra frente, que a Copa vem aí!

JORNAL DA COPA 

Bola pra frente, que a Copa vem aí!

      Demos o ponta-pé inicial: a partir desta edição o Jornal do Mercado trará para os seus leitores o Jornal da Copa. Até 2014 estaremos acompanhando mês a mês a evolução e os preparativos da cidade para o grande evento que coloca, mais uma vez, Porto Alegre no centro do mundo, como já aconteceu com o Fórum Social Mundial. A cidade será uma das sedes da Copa do Mundo e se prepara para isto. E o JM entra em campo desde já, tratando de Porto Alegre, do seu turismo, da Copa do Mundo e, claro, do Mercado e sua relação com tudo isto.

Principais investimentos

     Ao todo, serão investidos R$ 2,5 bilhões nos projetos que prepararão a cidade para a Copa do Mundo de 2014. Mobilidade urbana, saúde, meio ambiente, qualificação da rede hoteleira, estádios, segurança pública e turismo são as principais áreas que receberão os investimentos. Entre os principais projetos de desenvolvimento estão a duplicação das avenidas Tronco, Edvaldo Pereira Filho e Padre Cacique, rua Voluntários da Pátria, Sistema Viário da II Peri¬metral, implantação do projeto Portais da Cidade, Plano de modernização do Aeroporto Salgado Filho, Plano Diretor Ciclo¬viário, Revitali¬zação do Cais Mauá, entre outros.

 Portal da Transparência

     Para acompanhamento e desenvolvimento dos projetos foi criado pela  administração municipal um Grupo de Trabalho formado por mais de 50 entidades e Projeto de Redes Temá¬ticas, o Portal da Transparência, site da cidade na Copa, com acompanhamento dos investimentos pelo Conselho do OP, Orçamento Participativo. 

Integração da iniciativa privada

     O secretário extraordinário da Copa, Ricardo Gothe, informou que a prefeitura lançará em breve nova metodologia de trabalho, abrindo novos espaços para a sociedade civil contribuir e participar do processo de preparação da cidade para o evento. Ele afirmou que essa sinergia de forças será, ao lado das transformações na infraestru¬tura de Porto Alegre, uns dos grandes legados da Copa.  

Duplicação da Av. Edvaldo Pereira Paiva e Revitalização da Orla

     Uma das obras mais visíveis, ou já iniciadas, para a Copa é a duplicação da Av. Edvaldo Pereira Paiva. O projeto propõe a duplicação do trecho 1, compreendido entre as avenidas Ipiranga e Beira-Rio. Também está em curso a Revitalização da Orla/Av. Edvaldo Pereira Paiva Trecho II. Pelo projeto será duplicado trecho de 730 metros de extensão da avenida entre a rótula da Av. Aureliano Figueiredo Pinto até a Av. Ipiranga, onde foi iniciado o trecho 1 da obra.

COMENTÁRIOS