Banca da Cultura

Banca da Cultura

 

A maior exposição brasileira sobre o poeta Leminsky

 

Inaugurada em outubro, a Mostra “Múltiplo Leminsky” foi prorrogada até o dia 31 de março de 2013. Trata-se da maior mostra sobre o poeta realizada em Curitiba e no Brasil, reunindo shows, filmes, debates e oficinas, trazendo um pouco de tudo da vasta produção de Paulo Leminski. Com curadoria de Alice Ruiz, (com quem viveu), design e ambientação de Miguel Paladino, a exposição tem nichos ambientados com as áreas que Leminski atuava, como música, poesia, tradução, cinema, grafite, quadrinhos etc. “Esta exposição contempla todas as facetas de Leminski”, afirma a curadora Alice. A expectativa é a mostra migre para outras capitais, incluindo Porto Alegre.

 

Ernani Ssó e a aventura de traduzir Dom Quixote

 

O escritor, tradutor, colunista e humorista Ernani Ssó lançou-se a um invejável desafio, que é o de  traduzir o Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, um dos grandes clássicos da literatura ocidental. A edição já está nas livrarias, assinada pela editora Companhia das Letras. Os dois volumes – o primeiro publicado originalmente em 1605, e o segundo em 1615 – serão comercializados dentro de uma caixa da coleção Penguin Classics, em embalagem especial. O trabalho do escritor-tradutor durou dois anos, tempo em que esgrimou e moveu moinhos para adequar expressões antigas e manter o humor de Cervantes em uma obra que teve seu primeiro volume publicado no século XVI. Ernani, colunista do sete Coletiva.Net é um excelente cronista de humor.

 

Alterações na assessoria de imprensa da Fundação Bienal

 

A jornalista Adriana Martorano, depois de quase seis anos coordenando o departamento de Assessoria de Imprensa da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, se desligou de suas funções. A Fundação irá informar como vai funcionar o atendimento à imprensa para a 9ª Bienal do Mercosul, que acontece em 2013. Por enquanto, informações e contatos podem ser obtidos pelo email contato@bienalmercosul.org.br e pelo telefone 51 3254 7500. Adriana passa a atuar na sua própria empresa, realizando serviços de produção de conteúdos textuais, planejamento em comunicação e assessoria de imprensa para projetos e instituições culturais. Contatos com a jornalista podem ser feitos pelo email adrianamartorano@gmail.com, telefone 51 9213 6558 e br.linkedin.com/in/adrianamartorano.

 

Ainda sobre a Bienal

 

A 9ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul vai acontecer em setembro de 2013, em Porto Alegre. O foco da proposta curatorial para a 9ª edição é a interação entre natureza e cultura, arte e tecnologia. Composto de quatro instâncias – exposições, projeto pedagógico, projeto editorial e comunicação –, a proposta considera as causas e fenômenos naturais que impulsionam viagens e deslocamento humano, avanço tecnológico e desenvolvimento mundial, expansões verticais no espaço e explorações transversais ao longo do tempo.

COMENTÁRIOS