Banca 40 completa 90 anos com muitas histórias para contar

 

Banca 40 completa 90 anos com muitas histórias para contar - Jornal do Mercado

Foto: Letícia Garcia

Fundada em janeiro de 1927, uma das bancas mais tradicionais do Mercado Público, que começou como uma fruteira, completa 90 anos.

 

O fundador Manoel Maria Martins foi um dos pioneiros na exportação de maçã do Estado, cultivava as próprias frutas, quando muito maduras as transformava em sorvete ou salada de fruta, oferecendo tudo separadamente, além da nata batida.

Segundo a lenda, durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães refugiados que frequentavam o Mercado Público passaram a sugerir que Manoel fizesse um único produto que contemplasse as frutas, o sorvete e a nata batida: da qual surgiu a famosa Bomba Royal, o maior clássico da Banca 40!

A Banca 40 ganhava cada vez mais notoriedade, passando a ser frequentada por todas gerações. Pais traziam os filhos e depois os netos e assim por diante até os dias de hoje.

Muito comum ver as pessoas frequentando a banca emocionadas saboreando o gosto da infância e as belas lembranças dos familiares unidas pela tradição.

Com o falecimento do fundador, litígios judiciais marcaram a sucessão da empresa. Logo após a reforma do Mercado a banca passou por dificuldades financeiras, inclusive com ameaça de fechar, contornadas pela proprietária à época, Maria Madalena Martins, nora do fundador, que recuperou o nome e a importância da banca no Mercado, até junho de 2011, quando se aposentou.

 

Renovação sem perder a tradição

 

Com o novo modelo de gestão foram implementadas mudanças adequando e modernizando a banca aos novos tempos e exigências do presente.

Em 2012 teve início o período das inovações: layout, informatização, novos equipamentos e produtos, sempre atentos a manutenção da essência e tradição da Banca 40.

Em 2015 foi inaugurada a segunda unidade da Banca 40, localizada na rua Padre Chagas, coração do bairro Moinhos de Vento. A nova loja mantém o mesmo espírito da velha banca do Mercado.

A Banca 40 segue atenta ao futuro mantendo as receitas do passado. Tudo se resume a uma frase: Banca 40 é o sabor que tem histórias para contar. É a velha tradição se expandindo para novos mercados.

COMENTÁRIOS