Aumente seu consumo de peixe

     Aumente seu consumo de peixe!
Por Clarissa Camozzato Belin *
     O consumo de peixe vem sendo cada vez mais estimulado pelos profissionais de saúde.

 É excelente substituto da carne, sendo uma proteína de mais fácil digestão. É rico em proteínas, sais minerais (como o cálcio, fósforo, iodo e cobalto) e vitaminas A, D e B, responsáveis pelo bom desenvolvimento do organismo.  Além disso, os peixes possuem substâncias fundamentais para o nosso organismo que são os ácidos graxos essenciais. Esses óleos são conhecidos como ácido graxo omega-3, que é considerado um nutriente fundamental de uma dieta saudável. O Omega-3 é um óleo encontrado principalmente nos peixes procedentes de regiões frias e sua concentração depende da composição do fitoplâncton local. Existem algumas evidências científicas que sugerem que a ingestão suficiente do mesmo previne doenças crônicas. Os seres humanos não possuem a enzima responsável pela síntese desses tipo de óleo e por este motivo deve ser inserido na alimentação diária, uma vez que são componentes da membrana celular. Esse ácido graxo e seus subprodutos são reguladores metabólicos que tendem a reduzir inflamações, prevenir arritmias cardíacas, dilatar os vasos sanguíneos e reduzir triglicerídeos séricos. Em geral, os trabalhos têm enfatizado benefícios com dos Omega-3  em diversas situações clínicas, tais como doenças cardio-vasculares,  aterosclerose, alterações imuno-lógicas, entre outros.   As evidencias sugerem um consumo de aproximadamente 2 porções de peixe por semana são benéficas a saúde. Entretanto sabe-se que o consumo de peixes ainda passa longe dessa recomendação. É importante levar em conta que a maneira de preparar o peixe pode não trazer os benefícios desejados, como no caso do peixe frito. Com isso aponta-se a necessidade da população em geral aumentar o consumo de peixes, preferencialmente assados e grelhados.

*Nutricionista

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