Associação prepara documentário sobre o Mercado

Diretoria já fez as gravações e está em etapa de edição. Mercadeiros que quiserem participar podem enviar os seus vídeos.

Foto: Letícia Garcia

A proposta da Associação de Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc), que reúne os permissionários, é justamente valorizar as pessoas que vivem diariamente o Mercadão. “A ideia é mostrar quem são as pessoas que fazem este Mercado acontecer. Às vezes, as pessoas pensam nos comerciantes só como os financiadores do prédio — sim, nós somos financiadores, sim, nós botamos dinheiro no Mercado, mas somos mais do que isso.

Nós somos as pessoas que são a cara do Mercado”, resume Adriana Kauer, presidente da Ascomepc. “Queremos mostrar este carinho que o mercadeiro tem com o lugar onde ele está e com as pessoas que vêm aqui. Não são negócios frios, não somos uma grande rede: somos mais de 100 pequenos lojistas que, somados, formam uma coisa muito grande.”

O vídeo foi idealizado e bancado pela Associação, com previsão inicial de 10 minutos de duração. Uma equipe de cinegrafistas de Santa Maria realizou as gravações e trabalha na edição do documentário. No dia da produção, na última semana de junho, foram gravadas 17 entrevistas.

“Queria que todos os lojistas tivessem participado, mas nós tínhamos um dia para a produção. Estamos agora solicitando que aqueles que não participaram nos mandem vídeos, frases, pois queremos incluir no documentário”, explica Adriana. O material pode ser enviado para associacao@mercadopublico.com.br.

A diretoria pretende disponibilizar parte do documentário no dia 6 deste mês, data do último incêndio do prédio. Depois de finalizado, o vídeo estará disponível no YouTube e deve ser apresentado também no aniversário do Mercado, em 3 de outubro. “Vai ser um presente para a população e para o Mercado”, finaliza Adriana.

COMENTÁRIOS