As novidades do Mercado de um ano para cá

As novidades do Mercado de um ano para cá

 

Peixaria Rainha do Mar com nova cara

 

Dentro da linha de modernização e qualificação, mais uma banca investiu em reformas. A peixaria trocou todo o piso e o balcão, para melhorar a visualização da qualidade dos peixes pelos fregueses.  A Rainha do Mar também passou a ter uma área reservada a peixes nobres, como salmão, linguado e bacalhau, entre outros.

 

Reforma geral na Banca 26

 

Considerada pelo seu próprio proprietário como a “mais sortida do Mercado”, a 26 passou por uma ampla reforma para atender às exigências do PAS, Programa de Alimento Seguro. Foram trocados piso, balcões dos frios e prateleiras. Ela ganhou também uma ala de fatiação climatizada, maquinário novo e um balcão especial para produtos congelados, como bacalhau. Além disso, nova iluminação e um novo sistema de ventilação, atendendo exigências da ANVISA.

 

Hana Noka, no espírito das reformas

 

Uma das quatro bancas de produtos religiosos, a Hana Noka teve como um dos seus principais objetivos com as mudanças, o de melhorar a exposição dos produtos, valorizando a estética e a praticidade. As reformas também incluíram um novo teto e fechamento da parte superior da loja, para evitar a saída do ar condicionado.

 

Galvão Bueno lançou vinho no Mercado

 

O narrador da Rede Globo esteve no Mercado Público, mais especificamente no Empório 38, para lançar o vinho Bueno, produzido pela vinícola gaúcha Miolo. O profissional fez muitos elogios ao Mercado, que não conhecia.

 

Bancas do Mercado contribuem com o Sopão dos Pobres

 

Tradicional referência de solidariedade aos excluídos sociais em situação de riscos, moradores de rua em sua grande maioria, a Sociedade Espírita Ramiro D’Ávila passou a receber contribuição de algumas bancas do Mercado, como os boxes de horti-fruti e Banca 11.

 

Novo Bar Naval, navegando em novos tempos

 

Tradicional reduto da boemia porto-alegrense, conhecido no Brasil e até no exterior, o centenário Naval passou por profundas reformas, com uma moderna decoração. Uma grande e boa novidade é que o bar passou a contar com banheiro próprio, o que é raro nos estabelecimentos do Mercado.

 

Sushi Seninha amplia seu espaço

 

Com pouco mais de um ano, o Seninha ampliou sua área no Mercado, passando a ter dois ambientes: bar e restaurante. Uma das principais novidades foi a reforma da cozinha, construída para elaborar também pratos quentes.

 

Banca 43 premiada

 

Pela segunda vez a banca, tradicional e uma das pioneiras em especiarias no Mercado, foi premiada pela revista Sabores do Sul, na categoria do gênero. A maioria dos premiados são restaurantes de Porto Alegre, São Leopoldo, Gramado e Canela.

 

Mercado Público entre os mais lembrados do Top of Mind

 

Patrimônio Histórico do estado, o Mercado Público está presente na memória dos gaúchos, principalmente dos porto-alegrenses. Isto fica ainda mais comprovado com os resultados do Top of Mind de 2011, onde ele apareceu como a marca mais lembrada na categoria Prédio Histórico. A premiação há 21 anos revela as marcas mais lembradas pelos gaúchos.

 

Fan Fest da Copa do Mundo no Largo Glênio Peres

 

Em meados de agosto de 2011 a FIFA definiu o Largo Glênio Peres como o local da Fan Fest, durante o grande evento esportivo em Porto Alegre. A proposta é exibir os 64 jogos do mundial, durante os 31 dias da disputa, para aqueles que não puderem comparecer nos estádios.

 

Programa de Alimento Seguro, PAS, avança no Mercado

 

Considerado como estratégico no processo de qualificação do Mercado, o PAS, uma iniciativa que envolve o SEBRAE, SENAI, SMIC e Associação dos Permissionários do Mercado, vem crescendo, com a certificação de bancas e restaurantes. É o caso da Temaqueria Japesca, Casa de Pelotas, Mamma Júlia, Ponto do Chimarrão, Restaurante Sayuri, Banca 12 e as duas lojas do Café do Mercado. O Mercado é o pioneiro entre os mercados brasileiros a implantar o programa.

 

Estacionamento subterrâneo no Terminal Parobé, ainda em estudos

 

Anunciado no início de 2012 e muito esperado por clientes e permissionários, o futuro estacionamento subterrâneo, que terá o Terminal Parobé como localização, segue em estudos. A falta de um estacionamento é apontada como um dos maiores problemas do Mercado.

 

O Mercado Público em nova dimensão

 

Um inesquecível show, com a projeção da fachada do Mercado em 3D, marcou as comemorações dos 240 anos de Porto Alegre. A projeção recriou as vivências cotidianas do Mercado e suas relações com o entorno, como o Trensurb, por exemplo.

 

Linha Turismo agora também com parada no Mercado

 

Outra boa novidade deste último ano foi a inclusão de uma parada da Linha do Ônibus Turismo no Largo Glenio Peres, junto ao Mercado. Entre outras novidades, o aumento do número de ônibus e novos pontos de parada no Centro Histórico.

 

A paixão do hobby colecionista no Mercado

 

O evento acontece uma vez por ano no Mercado, reunindo colecionadores e aficcionados de itens cervejeiros e de refrigerantes. É promovido pelo Clube Gaúcho de Colecionáveis Cervejeiros Tcherveja.

 

Parceiros Voluntários no Mercado

 

A partir de junho deste ano a entidade passou a ocupar a loja 84, nos altos do Mercado. Fundada em 1997 pelo empresariado gaúcho, a ONG mobiliza cerca de 379.500 voluntários em 83 municípios, tendo em torno de 1.519 mil beneficiados.

 

Festa da Literatura no Mercado

 

Realizada pelo Clube de Editores do Rio Grande do Sul, a festa literária aconteceu na primeira semana de julho. O Espaço de Eventos, no térreo, foi palco de palestras, venda de livros, autógrafos e apresentações artísticas.

 

Mercado na rota do Bonde Histórico

 

O velho bonde poderá voltar às ruas do Centro Histórico, dentro de um projeto turístico que resgata a memória e a história de uma época da cidade sobre os trilhos. O roteiro começa no entorno do Mercado, onde está também o antigo Abrigo dos Bondes.

 

Foto: Fabrício Scalco

COMENTÁRIOS