Aquecendo os corações cervejeiros

Há alguns anos, um estilo de cerveja praticamente renasceu na Alemanha. Curiosamente, traz um conceito duplo: no jargão cervejeiro, o termo “Weizen” (ou “Weiss”) designa cervejas de trigo leves e claras. Já o termo “Bock” revela cervejas maltadas e fortes — muitas vezes escuras. Essa soma resulta em uma cerveja escura de trigo, volumosa e refrescante, trazendo notas frutadas no aroma, revelando paladares complexos de especiarias. É ideal para beber em clima frio, mas não muito. E vamos combinar: o inverno ainda nem começou…

 

BURGOMESTRE, por Sady Homrich

Nesses próximos dias, teremos muitas horas de futebol na TV, direto da Rússia, o que me fez lembrar de um fato que me foi relatado pelas redes sociais. Um rapaz veio até mim para agradecer por eu ter salvado o seu casamento! Perguntei como, ele disse que havia adquirido o hábito de ver jogos pela TV tomando cerveja. Cerveja barata, um fardinho por jogo. No final, a sua esposa questionava o porquê de ele estar sempre bebendo mais do que devia. Claro que não gostou, mas levou em consideração os repetidos pedidos da amada, além das recorrentes ressacas e gosto-de-cabo-de-guarda-chuva no dia seguinte.

Após uma palestra sobre estilos de cerveja, na qual reforçávamos o conceito “beba menos, beba melhor”, ele observou que ela curtia cervejas de trigo, comprou algumas e a convidou para acompanhá-lo. Num primeiro momento, ela estranhou e aceitou apenas um golinho. Depois de perceber a mudança de hábito, ela passou a fazer parceria na cerveja e até nos jogos. Sempre com duas Hefeweizen no 1º tempo e duas Weizenbock no 2º tempo. E o casamento salvo! Fiquei muito feliz!

Agora falando de harmonização, proponho um desafio: apesar de muitos apreciadores de cerveja evitarem os doces, harmonize uma Weizenbock com fondue de chocolate. Também sugiro convidar alguém especial…

FONDUE DE CHOCOLATE

200 g de chocolate meio amargo

250 g de creme de leite

3 colheres de sopa de Bier Likör

Frutas vermelhas (morango, cereja, framboesa, amora)

Frutas secas (damasco, laranja, abacaxi, banana, maçã)

Misture os três primeiros ingredientes em fogo brando, mexendo com paciência. Para chegar em ponto de fondue, agregue um pouco de água morna. Espete os pedaços de frutas, passe na fondue e abra uma Eisenbahn Weizenbock (SC) — estilo South German Weizenbock, 8% alc., 355 mL.

Use aquele copázio alto destinado às cervejas de trigo, mas, se pintar um clima romântico, use uma taça tipo Snifter, parecida com as de conhaque, cuidando que esteja bem limpa, seca e sem felpas de tecido.

Por favor, observe que a temperatura da cerveja fique entre 8 e 10 °C, para perceber o seu aroma e sabor de banana passa, cravo e noz moscada. Se ela estiver estupidamente gelada, você vai estragar tudo!

COMENTÁRIOS