Anfiteatro Pôr do Sol

Construído no início dos anos 2000, o Anfiteatro Pôr do Sol é um dos pontos mais visitados de Porto Alegre. Está localizado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, a céu aberto, em plena orla do Rio Guaíba. Com espaço e estrutura para comportar aproximadamente 70 mil pessoas, o local já realizou eventos de grande porte, como o Fórum Social Mundial, em 2001.

 

A escolha do nome foi feita pelos próprios moradores da capital gaúcha, por meio de uma votação, da qual aproximadamente 20 mil pessoas participaram. A ideia central do Anfiteatro Pôr do Sol é oferecer ao público entretenimento de todos os tipos e para todas as idades, de forma gratuita. Os eventos são realizados contando com equipes de segurança e, em apresentações de grande porte, as ruas são fechadas. Geralmente pequenas barracas de alimentação, com preços acessíveis, instalam-se em seu entorno.

O local é de fácil acesso: é possível chegar até lá via transporte público ou até mesmo caminhando. Todos os anos, são feitas reformas de manutenção para melhorar sua infraestrutura. Como vizinhos, o Anfiteatro tem o Guaíba e a Usina do Gasômetro – um lugar perfeito para o bom e velho chimarrão. Também é muito comum a prática de atividades físicas pela orla.

Com grande foco em música, o espaço recebeu, em 2015 e 2016, festivais promovidos pela marca Nívea, que reuniu artistas para homenagear nomes da música brasileira. Ambos fizeram um grande sucesso e conseguiram um público de mais de 110 mil pessoas. Também já foi local para comemorar do aniversário de Porto Alegre, com shows de atrações locais e de grande porte, como o cantor e compositor Roberto Carlos. Em datas especiais, como a Semana Farroupilha, o Anfiteatro recebe os Jogos Farroupilhas e muitas apresentações, com músicas e danças típicas. Durante a Copa do Mundo de 2014, o local foi escolhido para sediar em Porto Alegre o Fifa Fan Fest.

Embora o entretenimento seja seu principal foco, já houve eventos e iniciativas com diferentes temas. No mês de outubro, em parceria com SESC, Senai e prefeitura, o espaço recebeu serviços especializados voltados à saúde e ao bem-estar da comunidade. Em outro momento, foi escolhido como ponto de encerramento de passeatas e protestos pacíficos.

Localização: Av. Edvaldo Pereira Paiva, s/n – Praia de Belas, Porto Alegre/RS

 

Foto: Joel Vargas/PMPA

COMENTÁRIOS