Amanda Schenkel, quando a paixão pela cozinha muda a sua vida

Nas horas vagas, além de cozinhar, Amanda ama viajar com as amigas e vivenciar a cultura gastronômica da região. “Eu gosto de investir em pelo menos um restaurante bom em cada lugar.” As experiências são compartilhadas no blog “Vai para o mundo”. E falando em compartilhar, nesta edição a chef apresenta uma saborosa sugestão de sobremesa à base frutas como limão e bergamota. Confira e inspire-se!

 

COZINHANDO COM O SENAC, por Faculdades Senac

Ela é carioca, comunicadora, viajante e agora também é cozinheira! Amanda Schenkel deu um giro de 360° tanto na vida pessoal quanto na profissional. E o que era um hobby acabou mudando completamente o rumo da sua trajetória.

De locutora do Grupo RBS, onde trabalhou por 16 anos, a aluna do curso de Cozinheiro da Faculdade Senac, ela se identificou tanto com a área que mudou totalmente de vida e assume, a partir deste mês, a gerência de um clube de comédia e restaurante em Porto Alegre. O novo trabalho une as suas grandes paixões: o entretenimento, a gastronomia e uma pitada de comunicação.

Nascida no Rio de Janeiro, Amanda chegou à capital do Rio Grande do Sul aos 16 anos para ficar mais perto da família, já que o seu pai é gaúcho. Ela é graduada em Relações Públicas pela Unisinos e carrega uma grande bagagem na área da comunicação.

Iniciou como estagiária no ramo e, por último, foi coordenadora das rádios Atlântida e 102.3, onde gravava vinhetas comerciais e chamadas institucionais também da RBS TV. Mas a vontade de conhecer mais de perto o universo da gastronomia trouxe de quebra um novo desafio profissional.

Gerenciando o Porto Alegre Comedy Club — restaurante, coworking e primeiro clube de comédia na capital —, Amanda conta que o Senac mudou totalmente a sua vida: “Foi uma decisão difícil sair da RBS, mas eu me senti seduzida em aprender algo completamente novo e em estar mais próxima de uma operação de cozinha nesse novo desafio”, salienta.

Amanda sempre gostou de cozinhar e lembra que decidiu se capacitar na área após assistir ao reality show Master Chef Brasil: “Vi o programa terça à noite e, no outro dia, acordei e disse: é isso que eu quero, estudar gastronomia!”, comenta.

Foi então que ela ingressou no curso de Cozinheiro da Faculdade Senac, e conta, com brilho nos olhos, o quanto essa decisão foi emocionante: “Quando eu coloquei a dólmã pela primeira vez, ali já foi virando uma chave na minha vida!”, diz, referindo-se à primeira experiência com a vestimenta usada por chefs.

Para ela, as 500 horas de curso, todos os dias da semana, passaram rápido demais com a condução do professor Mauro Severo, da Faculdade Senac. “Ambiente de cozinha geralmente é meio tenso e eu sempre vi o Mauro com uma energia muito boa. Além disso, ele sabe muito!”, destaca.

Amanda se forma em junho no curso e carrega as boas lembranças de uma turma “muito parceira”. E, nessa nova jornada profissional, ela não vai sozinha! Convidou quatro colegas para trabalharem na cozinha do novo projeto, que contará com um cardápio da rede Severo. A proposta gastronômica contempla comidas no estilo finger food, ou seja, que podem ser comidas com a mão, como hambúrgueres, pizzas, entre outros.

 

 

Pannacotta de limão

Ingredientes

  • 1 xíc. de creme de leite fresco
  • 1 xíc. de leite integral
  • 3 un. de gelatina em folhas
  • 4 col. de sopa de açúcar
  • 1 limão siciliano (para as raspas e 2 colheres de sopa de suco)

Modo de preparo

  • Ferva a nata e o leite por 5 minutos. Hidrate a gelatina em água fria por 5 minutos.
  • Coloque a nata e o leite fervido em uma vasilha, junte o açúcar, as raspas, o suco do limão siciliano e mexa.
  • Retire o excesso de água da gelatina e adicione o creme ainda quente, mexendo até dissolver.
  • Coloque em forminhas redondas e deixe esfriar. Deixe na geladeira por 3 horas.
  • Descole e desinforme a pannacotta e sirva com a calda de bergamota.

Geleia de bergamota

Ingredientes

  • 3 bergamotas montenegrinas (suco)
  • 2 col. de sopa de açúcar
  • 3 g de amido de milho diluído em água
  • 1 limão siciliano (raspas)

Modo de preparo

  • Leve ao fogo todos os ingredientes, menos o amido, até reduzir.
  • Acrescente o amido aos poucos, mexendo sempre, até atingir o ponto de geleia.

 

Fotos: Leticia Caimi

COMENTÁRIOS