A palavra do ministro da pesca

Altamir Gregolin

     Desde  2003, o governo federal realiza anualmente a Semana do Peixe.

 O nosso objetivo é mostrar a importância e a necessidade de se comer este saudável e saboroso produto. Criar a cultura e o hábito na população brasileira de consumi-lo e destacar os benefícios que traz à saúde.
Se não fosse apenas pelo seu delicioso sabor, o peixe é muito nutritivo, além de ser rico em proteínas, como qualquer outra carne. Ele tem uma grande quantidade de minerais, entre eles cálcio, fósforo, iodo e cobalto, e é também fonte de vitaminas A, B e D. A maior parte dos peixes possui baixa gordura, o que torna sua digestão mais rápida.
Para incentivarmos o seu consumo criamos alguns programas, entre eles: Inclusão do pescado na alimen-tação Escolar, em parceria com o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), por ser um excelente alimento para o desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes; Programa de Aquisição de Alimentos, que em 2007 atingiu R$ 5 milhões em peixe; Programa Feira do Peixe, que promove a comercialização direta entre o produtor e o consumido, barateando, dessa forma, o seu custo.
A qualidade do peixe reside em seu estado fresco, que deve ser úmido, firme e sem manchas, devemos levar em consideração o fato dele se deteriorar de forma mais rápida que outros tipos de carne. A Semana do Peixe, procura educar a melhor forma de conservação e como prepará-lo.
Desde o início a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) participa da campanha e seus números são encorajadores: o crescimento em volume aumentou 15% nos últimos três anos nas grandes redes e seu fatu-ramento subiu 21%. O aumento de vendas nos supermercados varia de 30% a 400% durante a semana. Pretendemos aumentar o consumo per capita, até 2011, de 7 kg por habitantes/ano para 9 kg por habitantes/ano.
Este ano, em parceria com a AN-VISA, Abras, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Associação Nacional dos Restaurantes (ANR) estamos distribuindo material com dicas de compra, conservação e receitas.
Diante de tais fatos convido às donas de casa e a todos os brasileiros a aumentarem o consumo do peixe, que além de ser saboroso é saudável.

COMENTÁRIOS