Aleitamento Materno

O cuidado com a saúde da criança na primeira infância define toda a sua vida. Considerando isso, os movimentos de defesa do aleitamento materno criaram o Agosto Dourado, que tem como objetivo intensificar a consciência e o incentivo para a promoção e prática do aleitamento materno e a defesa da saúde e qualidade de vida.

 

Foto: Samanta Munhoz

NUTRIÇÃO EM FOCO, por Magali Kumbier, conselheira CRN-2, nutricionista, CRN-2 3001

O leite materno é o primeiro alimento do bebê, é completo e seguro, na temperatura e quantidade adequadas, sendo o primeiro passo para a promoção da qualidade de vida, além de proteger a mãe de doenças como câncer de mama e de colo de útero, obesidade, entre outras. A alimentação com o leite materno na primeira hora de nascimento protege os recém-nascidos de infecções e reduz o risco de morte devido à diarreia e outras infecções.

O nutricionista tem papel fundamental nesse processo, já que possui responsabilidade direta nas ações de promoção do aleitamento materno, regulamentadas na Lei. Ou seja, ele, assim como os outros profissionais da Assistência, deve atentar para o cumprimento do Guia com os 10 passos para o Sucesso da Amamentação.

O slogan da Semana Mundial de Aleitamento Materno (Smam) 2019 é: “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!”. O tema da iniciativa, que acontece anualmente em agosto, tem como objetivo enfatizar a importância do envolvimento de todos os familiares próximos do bebê, e não apenas da mãe, para que seja possível o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e de forma complementar até os dois anos de idade.

O CRN-2 promove e apoia as campanhas em defesa da amamentação. Dentre elas:

  1. Campanha “Compartilhando experiências: incentivo à amamentação”, ano III, que visa a divulgação, nos meios de comunicação do CRN-2, de experiências e práticas em aleitamento materno de profissionais e estudantes;
  2. Eventos da Semana Estadual da Amamentação — 11º Seminário Estadual da Semana Mundial da Amamentação, nos dias 1 e 2 de agosto;
  3. Evento Agosto Dourado em Santa Maria;
  4. Mamaço Coletivo em Porto Alegre, no dia 3 de agosto.

Fontes: OMS, OPAS, SBP e Unicef.

COMENTÁRIOS