Agosto, com muito gosto

Chegamos ao segundo semestre, passaram as Olimpíadas, o cenário político não tem perspectiva de melhora e a economia segue cambaleante. Para alguns, junho foi ótimo e julho péssimo. Para outros, o contrário. Ou seja, tudo mais ou menos na mesma.

 

BURGOMESTRE, por Sady Homrich

Mas no mundo cervejeiro isso não é bem assim. É verdade que o consumo cai por causa do frio, mas a criatividade dos cervejeiros não. As cervejas sazonais, aquelas que são produzidas em determinadas épocas do ano, voltam à cena, como as Doppelbocks que citamos na coluna passada.

E outros projetos vão ganhando espaço, afinal, a curiosidade é uma constante nos perfis dos consumidores de cervejas artesanais. Sempre estão à procura de novas experiências. Como no mundo da moda, cada estação traz suas tendências.

A microcervejaria Irmãos Ferraro, no Bairro Anchieta, depois de estabelecer uma linha de cervejas com rótulos que conquistaram o público, como a Clementina APA (5,4% ABV – 42 IBU) e a CaturrIPA (7% ABV – 67 IBU), deu largada em um arrojado projeto chamado Ferrarinhas, no qual, por um ano, a cada mês, será lançado um novo rótulo limitado a poucas unidades. Quem provou, provou; terminou, lambe os beiços!

As duas primeiras já andam por aí, tem que procurar em casas especializadas, porque não vai achar no super! São elas: a Pepper Uli (6,6% ABV – 66 IBU), uma India Pale Lager (IPL) com lúpulo 100% Amarillo e pimenta malagueta, a Coconut Brown Porter (5,8% ABV – 32 IBU), com aroma pronunciado de coco e chocolate, e a novidade  Vanilla Baby, uma Cream Head Ale com adição de favas e açúcar de baunilha compradas onde? Sim, aqui no Mercado Público!

A Barco Brewers uniu-se à carioca 2Cabeças para criar uma cerveja colaborativa, ainda sem nome, só em barril (não será engarrafada) para o projeto Repense Cerveja. As únicas pistas que tenho é que vai trazer a memória sensorial das excelentes Barco San Diego APA (5,4% ABV – 36 IBU) e 2Cabeças MaracujIPA (6,8% ABV – 75 IBU), que será brassada (produzida) na Cervejaria Landsberg, em Caxias do Sul, e que será uma Sour com maracujá. É um estilo de cerveja que tem agradável refrescância ácida que combina muito bem com frutas.

A edição 2016 do Repense Cerveja acontece no Rio de Janeiro nos dias 24 e 25 de setembro. Haverá o lançamento de diversas cervejas colaborativas, com receitas inéditas. Serão cerca de 20 rótulos disponíveis por dia numa festa open bar na linda Casa da Glória.

Experimente. Transgrida. Repense cerveja.

Abraço do Burgomestre,

Sady Homrich

 

Que a fonte nuuuunca seque!!!

Sady Homrich é baterista da banda Nenhum de Nós, engenheiro químico e especialista em cervejas.

COMENTÁRIOS