Abril de boas novas

Abril de boas novas

 

Além da abertura do espaço provisório para as bancas do segundo piso, fechadas desde o incêndio, o Mercado entra no mês de abril com motivos para comemorar. Melhorias nos espaços comuns do prédio histórico estão sendo feitas com ações da Ascomepc.

 

A Associação de Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc) tem se colocado à frente para resolver problemas que interferem no dia a dia de mercadeiros e frequentadores. Além de acompanhar e intermediar a volta dos restaurantes e bancas do segundo piso para o espaço provisório, construído no quadrante 4, no Espaço de Eventos, outras medidas envolvendo o Mercado vem sendo tomadas. Grande exemplo são o projeto e execução do PPCI (Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio) provisório, que inclui a obra das caixas d’água e das bombas pressurizadas na rede de hidrantes, realizados dentro do prazo estabelecido pelo Corpo de Bombeiros. O projeto do PPCI definitivo também está sendo acompanhado pela associação.

 

Espaços comuns

 

Já pensando no movimento trazido pela semana santa, quando a demanda pelas peixarias é maior, a Ascompec preparou previamente a câmara fria, colocando novas caixas de coleta. Melhorias nos corredores também estão sendo feitas pelas mãos dos permissionários. Aos poucos, as tampas de bueiros estão sendo trocadas, assim como algumas pedras de basalto que estão quebradas. Também a limpeza dos esgotos e a desratização e dedetização. “Sei que tem muita coisa para ser feita ainda, mas a gente, dentro das nossas possibilidades, está fazendo o máximo que pode”, diz Ivan Konig Vieira, atual presidente da Ascomepc. Os vestiários também estão sob o olhar da associação, que este mês cuidou da troca e desentupimento de alguns vasos sanitários e da troca de válvulas de hidrantes. Além disso, a questão dos banheiros para os permissionários foi levantada e resolvida, para que os restaurantes recém abertos no espaço provisório possam funcionar até às 22h. “Este é o compromisso da associação, é para isso que ela existe: defender os direitos dos permissionários, e também cobrar os deveres”, ressalta Ivan. “Aproveitando, queria pedir a colaboração de todos os permissionários na organização total do Mercado, para que a gente consiga ter um Mercado cada vez mais sólido e mais forte”, complementa.

 

Há 47 anos

 

A Ascomepc foi criada em 1967, com o objetivo de representar os interesses dos permissionários, especialmente junto ao poder público. A sala da associação foi uma das atingidas pelo incêndio de julho de 2013, e ela agora opera em local provisório.

COMENTÁRIOS