A paixão que virou o ganha pão

Bruno Ivanoff

Professor do Curso de Cozinheiro na Faculdade Senac Porto Alegre. Graduado em Gastronomia pela Unisinos e sócio do Coquinaria Gastronomia, na qual presta assessoria.


Bagé não é uma cidade muito grande. Pouco mais de 120 mil habitantes compõem o município do sudoeste gaúcho. Nessa pequena cidade, até o ano de 1999, morava o jovem Bruno Ivanoff, que, na ocasião, sonhava em trabalhar como jornalista esportivo. O desejo fez com que o rapaz rumasse do interior até a capital em busca da idealizada profissão. “Queria vir para um grande centro”, comenta Bruno, que, anos depois, entrou para ramo da gastronomia e hoje completa o time de professores do Curso de Cozinheiro da Faculdade Senac.

Ele chegou a Porto Alegre no final do século passado para cursar Jornalismo na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas. Assim que se matriculou e começou a cursar os primeiros semestres, Bruno conseguiu emprego na assessoria de imprensa da Secretaria de Turismo do Estado, o que fez com que o seu plano mudasse completamente de rumo. Como trabalhava em diversos eventos, principalmente os que envolviam comida, o jovem decidiu ir mais além. “Resolvi explodir a ponte e fazer um caminho sem volta para a gastronomia”, comenta o docente, que trocou de área e preferiu “ir fundo na cozinha” devido ao seu novo trabalho.

E foi ao ter o primeiro emprego em um restaurante, em 2003, que ele decidiu buscar uma formação na área, com o curso de Gastronomia. De lá para cá, são 15 anos trabalhando em diversos estabelecimentos gastronômicos, entre eles Torta de Sorvetes, Le Bistrô Gourmet, Restaurante Marco’s e tantos outros em Porto Alegre que fez o chef perder as contas.

Hoje, com 40 anos, o pai do Arthur, de seis, fruto do seu relacionamento com a esposa Carina, nunca imaginou dar aulas. Ele, que costuma aproveitar os raros dias que tem junto à sua família, devido a profissão dos dois (ele, professor e ela, comissária de voo), comenta que foi através de um amigo que ficou sabendo que a Faculdade Senac Porto Alegre estava com processo seletivo aberto para professor de gastronomia, em 2014. Após formar muitos alunos desde que entrou na Instituição, ele pretende iniciar mestrado na área para se aperfeiçoar ainda mais no ambiente que mais domina e tem verdadeiro fascínio. “A gastronomia é uma paixão que virou meu ganha pão!”

Bruno Ivanoff, o professor que respira cozinha, foi o escolhido desta edição de setembro por ter uma forte relação com a culinária gaúcha. Carregando um sotaque típico e com a sua paixão pelo Internacional (ele mora no antigo local do Estádio dos Eucaliptos), ele apresenta as receitas gaudérias fantásticas que você confere a seguir.

 

ENTRADA

Salsa crioula com alface americana e grana padano

Serve 4 pessoas

 

Ingredientes

1 alface americana

½ pimentão amarelo

1 rabanete

½ pepino japonês

1 tomate italiano

½ cebola

1 tomilho (a gosto)

40 g de queijo grana padano

Sal (a gosto)

½ limão para suco

1 xícara de azeite de oliva

¼ xícara de vinagre de vinho tinto

 

Modo de preparo

Corte os ingredientes como desejar.

— Higienize a alface e reserve.

— Coloque no mesmo recipiente o tomilho, o suco de limão, o azeite, o vinagre de vinho e o sal.

— Para montagem: coloque a alface como base, a salsa e o queijo sobre a alface.

 

PRATO PRINCIPAL

Bife de chorizo com legumes assados e purê de couve-flor

Serve 4 pessoas

 

Ingredientes

Bife de chorizo

4 bifes de chorizo (350 g)

Sal (a gosto)

Guarnição — legumes assados

12 minipimentões

12 laranjas

12 batatinhas baby

12 cenouras baby

8 cebolinhas para conserva

Purê de couve-flor

1 couve-flor

20 g de manteiga

 

Modo de preparo

Bife de chorizo

— Tempere com sal.

— Grelhe no forno a 220 °C por 12 minutos.

Guarnição — legumes assados

— Grelhe os minipimentões em frigideira quente com pouco óleo.

— Corte as batatinhas em barquetes, branqueie por três minutos em água fervendo com sal e grelhe na frigideira bem quente com pouco óleo.

— Branqueie as cebolinhas com casca por 3 minutos, tire a pele e toste na frigideira com pouco óleo.

— Misture tudo ao final.

Purê de couve-flor

— Cozinhe por 20 minutos em água temperada.

— Esmague assim que cozida e retorne à panela com 20 g de manteiga.

 

SOBREMESA

Martín Fierro

Serve 4 pessoas

 

Ingredientes

400 g de goiabada

400 g de queijo coalho

 

Modo de preparo

— Dilua a goiabada em água até achar a textura de um creme;

— Gratine o queijo coalho com maçarico ou em forno bem quente (podendo ser servido frio ou quente).

 

Fotos: João Rosa

 

 

COMENTÁRIOS