HomeNovidades

A grande festa da cidade

SEMANA DE PORTO ALEGRE

A grande festa da cidade

 

 

 

A 53ª Semana de Porto Alegre celebrou o aniversário da cidade com muitas atrações culturais gratuitas, várias delas no Largo Glenio Peres, entre o Chalé da Praça XV e o Mercado. Diversos pontos da cidade abrigaram eventos da programação, e o Mercado Público não podia ficar de fora. Exposições, torneio, música, humor e tecnologia passaram pelo Mercado e pelo Largo Glênio Peres, um presente para porto-alegrenses e visitantes.  A projeção em 3D na fachada do Mercado ficará na história.

 

 

 

 

    Para homenagear os 240 anos de Porto Alegre, o Mercado Público ganhou vida digital. A fachada do Mercado serviu de tela para a primeira projeção 3D mapeada da cidade.  “Porto Alegre: cidade do futuro” foi exibida dias 27 e 28 de março, com tecnologia capaz de animar arquiteturas. A técnica, que encantou o público duas noites no Largo Glenio Peres, permite que sejam projetadas imagens animadas em superfícies irregulares, diferentes da tela plana do cinema. Primeiro é feito um mapeamento em 3D da superfície que receberá a projeção, e um programa de computador calcula suas curvas, saliências e reentrâncias.  Então o filme passa por uma adaptação, em que todo o relevo da tela é considerado, para que possa ser projetado na estrutura mapeada sem distorções. O resultado é um vídeo 3D que acompanha a arquitetura do edifício, e que pode ser visto sem óculos especiais. Cristian Dunin, da Cápsula Sonora, empresa responsável pela projeção, explica: “É como se fosse a fachada sendo projetada em cima da própria fachada, só que aí tu vais acrescentar os elementos 3Ds e os objetos que tu queres animar”. As animações relembraram momentos históricos do Mercado, como as enchentes e o incêndio. Frutas saíram pelas janelas, peixes e pombas passearam pela fachada, que também virou pista de dança e trilhos para o metrô. Bolas de futebol gigantescas fizeram referência à FanFest da Copa de 2014, que será no Largo tudo ao som de música eletrônica. Para concluir, uma projeção de fogos de artifício parabenizando a cidade. O encontro do prédio histórico do Mercado Público com a tecnologia de mapeamento 3D foi um grande presente para os porto-alegrenses, destacando uma Porto Alegre em que o tradicional e o novo têm seu espaço.

 

 

 

 

    Mostras fotográficas: o Mercado bem na foto

    Duas exposições fotográficas foram lançadas no Mercado durante a Semana de Porto Alegre. A mostra “Especiais sim, diferentes, não!” é formada por fotografias e histórias de onze animais que passaram por traumas, ficaram com sequelas e que hoje aguardam adoção na Seda, Secretaria Especial dos Direitos dos Animais. Já a exposição “Retratos de Porto Alegre” conta com trabalhos dos fotógrafos oficiais da Prefeitura, que registraram detalhes da capital. As duas mostras ficam no segundo piso do Mercado Público até 6 de abril.

 

 

 

 

Depoimento do prefeito José Fortunati

 

 

 

    Cidade do futuro com desenvolvimento sustentável

    São 240 anos onde a cidade mostra que é multi-étnica: portugueses, alemães, italianos, japoneses, russos, judeus, palestinos, árabes, uma mistura extremamente importante que acabou conformando um povo muito trabalhador, que gostas da sua cidade, que olha para o futuro com muito otimismo. Ao comemorarmos os 240 anos temos que olhar para o passado porque ele foi formado com essa luta, muito trabalho e preservação. E isso nos oriente para o futuro. Tenho certeza de que essa cidade jovem, com apenas 240 anos, que hoje é a capital da democracia participativa no mundo tem todas as condições para continuar se projetando como uma cidade de muita qualidade de vida para oferecer aos seus cidadãos.

 

 

 

 

    O Mercado e o futuro cidade

    Eu enxergo uma cidade que vai continuar crescendo , mas com a preocupação com o desenvolvimento sustentável, com a qualidade de vida dos habitantes que aqui moram, trabalham, estudam e dos que nos visitam. As obras e ações que estão sendo realizadas demonstram que é possível que essa cidade continue crescendo de forma absolutamente sustentável, permitindo que o crescimento não interfira na qualidade de vida, ao contrário.

 

 

 

    Mercado e a projeção em 3D

    O Mercado com 147 anos é uma referência fantástica para a nossa cidade, tem toda a história do Centro Histórico, ele é representativo disto. E ao mesmo tempo a projeção em 3D mostra o futuro. Então, esta simbiose entre o passado, o presente, porque o Mercado também é presente, com o futuro do 3D é a cidade que nós desejamos.

 

 

 

 

Foto: Letícia Garcia

COMMENTS