A gastronomia congregando pessoas em torno do Natal

CHEF MARCUS JIORGE

 

A gastronomia congregando pessoas em torno do Natal

 

O Professor Marcus Jiorge do Santos é natural de Porto Alegre, graduado em Hotelaria pela Faculdade de Tecnologia Senac-RS e formado cozinheiro pelo Senac e pelo Senai, trabalhando como docente de gastronomia há 17 anos. Ele levou em consideração a tradição e a economia para conceber o seu prato de natal.

     

     Ele diz que a escolha, primeiro, foi a partir da idéia dos clássicos de natal. No segundo momento, pela facilidade de preparação aliado ao custo baixo. Assim, foi escolhido o frango recheado com farofa de legumes. “Atende a referência que temos do natal com ave assada inteira e pratos coloridos, o que se consegue com o dourado do frango e as cores dos legumes da farofa”, diz  o chef. Já o Bolo da Vida foi escolhido por ser uma receita que traz, além de um sabor surpreendente de especiarias, um significado especial, pois cada ingrediente representa um desejo ou um sentimento, trazendo para este momento, o espírito de confraternização.

 

A gastronomia no natal e inovações

 

     Para ele a gastronomia se faz presente em todas as festividades. “Mas percebo que no natal, hoje em dia tão comercial, a gastronomia ainda é o momento que consegue congregar as pessoas em torno da preparação da ceia, criando expectativa quanto ao momento em que todos estarão juntos confraternizando”, afirma. O professor também acredita que, contudo, seja possível fugir do convencional para este momento: “Preparando uma ceia utilizando apenas cereais, legumes e frutas, por exemplo”.

 

Harmonização, entrada e Mercado

 

     Ele não tem dúvidas quanto à harmonização dos seus pratos: com o frango sugere que seja servido um cabernet sauvignon e com o bolo, um espumante brut ou demi-sec. Em relação às entradas são três as sugestões. A saber, canapés com pasta de requeijão e atum, canapés com pasta de ricota e tomate seco, ou canapés com pasta de nata e azeitona. Frequentador do Mercado por força da sua profissão e como consumidor, busca produtos frescos. “Mas também tenho uma relação de quem utiliza este espaço maravilhoso para pesquisa, pois o Mercado possui um universo de possibilidades e novidades gastronômicas”, conclui.

 

Frango recheado com farofa:

 

Ingredientes

 

1 unidade de frango inteiro, 100g de fígado de galinha, 100g de moela, 2 unidades de cenoura, 1 unidade de pimentão verde, 1 unidade de cebola, 2  de tomate, 2 dentes de alho, 150 ml de vinagre branco, tempero verde, 1 tablete de frango, 500g de farinha de mandioca, pimenta, sal a gosto, 1 copo de água.

 

Preparo

 

     Coloque os legumes bem picados em uma panela e deixe refogar com uma colher de azeite juntamente com a moela e o fígado. Acrescente o copo de água, deixando ferver por mais 2 minutos. Despeje a metade da farinha de mandioca mexendo até ficar uma farofa. Tempere a galinha com alho, vinagre e o tempero verde. Depois coloque a farofa dentro da galinha, amarrando as pernas com um barbante. Leve ao forno para assar por aproximadamente 1 hora. Sirva acompanhando o arroz.

 

Bolo da vida

 

3 ovos (amizade), 1 xícara de açúcar (paz), 1/2 c. sopa fermento em pó químico (desenvolvimento), 2 colheres de sopa de manteiga (compreensão, maleabilidade), 2 xícaras de farinha de trigo (caridade), 1/2 xícaras de  frutas cristalizadas (alegria), 1/2 c. chá canela em pó (coragem), 1/2 xícara de uva passa (confiança), 1/2 c. chá cravo em pó (perspicácia, dinheiro), 30 g cereja vermelha (amor), 30 g cereja verde (esperança), 30g damasco picado (fé).

COMENTÁRIOS