A deliciosa moda do cupcakes

Tendências

 

A deliciosa moda do cupcakes

 

Com apenas 21 anos, Gabriel Rossi, professor de confeitaria e padaria no SENAC e consultor de gastronomia. Um especialista na sua área, participando e vencendo campeonatos de culinária, com alguns troféus, como o 2º lugar na Culinary Coup com o SENAC e uma escola suíça, em São Paulo. Conhecedor de cupcake, uma espécie de mini-bolo, ideal para ser acompanhado por cafés, chás, refrigerantes ou sucos, que é a febre do momento. Uma moda que, garante ele, vai longe.

 

“Cupcake é uma moda que estourou nos Estados Unidos e chegou no Brasil, principalmente em São Paulo, que é uma das capitais mundiais da gastronomia e está se espalhando por todo o Brasil”, diz Gabriel. Um dos motivos, na sua opinião, é a praticidade do cupcake se encaixar perfeitamente em festas como casamentos, festas de crianças, coffee-breaks ou até reuniões de negócios. A partir da natureza do evento, é definida a sua decoração. A denominação vem da forma como ele é feito, em xícaras (cups) de farinha, açúcar, etc. Seu sucesso se deve, explica Gabriel, pela facilidade de fazê-los e o formato (pequeno, como se fosse um mini-bolo) é melhor, evitando que se faça um bolo grande e depois tenha que partí-lo em pequenos pedaços. “É comparado com os muffins, mas tem a massa mais leve e todos levam decorações individuais”, diz. Que podem ser cobertura mais simples ou sofisticadas, com creme, passa americana, ganache – cobertura de nata com chocolate, com requintes no seu acabamento.

 

Cupcakes no natal e sobremesas

A pequena novidade está “em toda a parte e ocasiões”. No natal ela está sendo adaptada para o ambiente e cores natalinas. Assim como em outras festas, as decorações são mais trabalhadas, requerendo habilidade com as mãos. E as receitas? São simples, garante o professor. “Tem alguns segredinhos, como não abrir muito o forno, não misturar muito a massa”. E, acrescenta, a massa-base pode levar recheios, como pingos de queijo, de goiabada, de nata, o que diferencia os cupcakes. Vão bem também como uma espécie de sobremesa, mas Gabriel informa que o natal pede muita fruta cristalizada, frutas, damascos, uvas-passa. “Pode agregar uma sobremesa gelada, um pavê de frutas secas, um doce mais neutro, não muito pesado, em função do clima quente”, finaliza ele.

 

Receitas

 

Cupcake de baunilha

Ingredientes:

250g farinha de trigo; 1 colher de sopa de fermento em pó; 200g manteiga em temperatura ambiente; 250g açúcar; 4 gemas; 240ml  leite; 4 claras batidas em neve; Essência de baunilha  Q.B

Modo de preparo:

Em uma tigela grande, peneire a farinha e o fermento. Misture Bem. Reserve

Na batedeira, bata as claras em neve. Reserve.

Bata a manteiga e o açúcar até formar um creme branco e fofo. Junte as gemas, uma a uma, batendo bem a cada adição. Junte a mistura de farinha, alternado com o leite (farinha/leite/farinha/leite/farinha).

Tire da batedeira. Junte as claras em neve, envolvendo cuidadosamente com uma colher grande para incorporar.

Encha as forminhas com a massa até 2/3 cheias. Asse por mais ou menos 20 a 25 minutos. Um palito deve sair seco quando espetado nos bolinhos.

 

Cupcake de chocolate

Ingredientes:

190g Farinha de trigo; 200g Açúcar; 15g Chocolate em pó; 1 colher de chá de bicarbonato de sódio; ½ colher de chá de sal; 1 ovo; 120ml leite; 120ml água; 120ml óleo; Essência de baunilha.

Modo de preparo:

Pré aqueça o forno a 170 graus.

Em um bowl misture todos os ingredientes secos (farinha, açúcar, chocolate em pó, bicarbonato de sódio e o sal) e faça um buraco ao meio. Junte ao meio os líquidos (óleo, água, ovo, leite e a baunilha).

Misture até que fique homogênea. Coloque nas forminhas e asse por aproximadamente 20 minutos no forno pré aquecido, ou até que o palito saia seco.

Coberturas

Ganache

500g Chocolate meio amargo

250g Nata fresca ou creme de leite fresco.

20ml de conhaque

Modo de preparo:

Derreter o chocolate meio amargo em banho-maria (sem ferver a água). Esquentar a nata e incorporar no chocolate derretido. Por ultimo acrescente o conhaque.

Deixe esfriar ao ponto de confeitar o cupcake.

Merengue suíço

0,200ml claras

0,400kg açúcar

Modo de preparo:

Misturar as claras com o açúcar e levar ao banho-maria até que o açúcar se dissolva por inteiro ao ponto de passar o dedo nas claras e não sentir o açúcar. Depois bater em uma batedeira até formar picos firmes.

COMENTÁRIOS