“A arte é uma revolta contra o destino” André Malraux

BANCA DA CULTURA

Por Emílio Chagas

“A arte é uma revolta contra o destino” André Malraux

Os primeiros meses do ano são os que normalmente abrem inscrições para prêmios, concursos, projetos e outros programas culturais. Aqui, alguns deles.

 

Abertas inscrições para o 20º Salão Internacional de Desenho para Imprensa

   Promovido pela Secretaria Municipal da Cultura, este tradicional evento está previsto para acontecer entre 26 de março a 22 de maio deste ano, com exposição dos trabalhos na Usina do Gasômetro. O evento, de nível internacional, tem como objetivos centrais estimular e divulgar as criações gráficas na imprensa. Destinado a amadores e profissionais, o Salão aceita inscrições até o dia 29/2 nas seguintes categorias: cartum, charge, caricatura, histórias em quadrinhos e ilustração editorial para jornais, revistas, livros, capa de disco e cartazes. Os trabalhos são avaliados por um júri especializado e reunidos posteriormente em uma publicação especial.

 

Lançado o Projeto Criativa Birô

      Foi lançado no fim de janeiro, no Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mário Quintana, pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), através da Diretoria de Economia da Cultura e o Ministério da Cultura, o Projeto Criativa Birô. Para a Secretária da Economia Criativa do MINC, Cláudia Leitão, o Criativa Birô irá contribuir para profissionalizar e qualificar o campo cultural. “Seu papel é se tornar uma casa do empreendedor criativo brasileiro, oferecendo todos os serviços para que ele possa se tornar autônomo e pensar seu projeto de sustentabilidade de uma forma ampla: ambiental, social e econômica”. Os princípios norteadores são a diversidade cultural, inovação, sustentabilidade e inclusão digital. Serão englobados os setores criativos nucleares, que abrange espetáculos, patrimônio, entre outras áreas tradicionais da cultura; setores criativos relacionados, que englobam turismo, esportes e lazer, patrimônio imaterial, registro, memória e preservação.

 

Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, inscrições até março

     Para quem tem projetos culturais em outros estados: Ministério da Cultura publicou em fins de janeiro o Edital do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, desenvolvido pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic). Com investimentos de R$ 3,3 milhões, a seleção contempla viagens que ocorrerão entre abril e setembro de 2012. Importante: as inscrições para viagens no mês de abril vão até o dia 12 de março. Com recursos do Fundo Nacional da Cultura, o Programa consiste na concessão de auxílio financeiro para o custeio de despesas relativas à participação de artistas, técnicos, agentes culturais e estudiosos em atividades culturais, promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras. As inscrições são realizadas exclusivamente por meio do Sistema SalicWeb, disponível no site www.cultura.gov.br.

 

Seu Festival de Filmes, do YouTube,

      Cineastas e vídeo-makers, estão abertas de até 31 de março as inscrições para seleção no Seu Festival de Filmes (Your Film Festival, em inglês) – o concurso mundial, iniciativa do YouTube. O Seu Festival de Filmes premiará os dez primeiros colocados com uma viagem para assistir à abertura do Festival de Veneza e o grande vencedor receberá US$ 500 mil para criar uma nova obra, a ser produzida pela Scott Free Films, dos irmãos Tony e Ridley Scott, este último o diretor de Blade Runner. O concurso não cobra taxa de inscrição. Para participar é preciso inscrever um curta em vídeo de duração máxima de 15 minutos de qualquer formato, estilo ou gênero – pode ser um curta-metragem, um episódio de web-série, um piloto de TV ou algo diferente, contanto que seja uma história. Os 10 finalistas, que ganham a viagem à Itália, serão avaliados por um júri especial. Para mais informações consulte o regulamento na página do Seu Festival de Filmes (Your Film Festival).

COMENTÁRIOS