145 anos – Bolo, parabéns e promessas

145 anos

Bolo, parabéns e promessas

A solenidade que marcou a manhã de 3 de outubro, aniversário do Mercado, contou com os tradicionais bolo e “Parabéns a você”, mas também com discursos de autoridades anunciando mudanças na gestão e a entrega do prédio restaurado em 2015.

 

 

O cruzamento central do Mercado Público foi enfeitado para a cerimônia – bolo, balões, fotografias antigas do prédio, palco e música. Um “quase tricinquentenário” comemorava seu dia, abrigando o trabalho de mercadeiros e fregueses que seguiam apressados seu caminho. Afinal, mesmo a moça que fazia suas compras sem se dar conta da comemoração estava naquele momento fazendo parte da história diária do prédio. O músico Éder Duarte abriu a festa, cantando uma estrofe especialmente criada para data em sua música “Porto Alegre”: “Estou no Mercado Público – não há outro igual no mundo. Tem coisas que só tem aqui, e o fogo já quis destruir… Mas vivo está! Vivo está!”.

Solenidade

A apresentação foi seguida de manifestações de autoridades municipais, que fizeram a frente para homenagear o aniversariante. “Hoje o Mercado Público, indiscutivelmente, é uma forte referência para a cidade. Por isso comemorar os 145 anos de sua existência significa comemorar a história de Porto Algre”, disse o prefeito José Fortunati, que também destacou a recuperação do prédio após o incêndio de 2013: “As estruturas metálicas são muito mais qualificadas do que as estruturas de madeira que nós tínhamos antigamente. Nós vamos certamente devolver o Mercado Público, assim que a obra terminar, numa condição ainda melhor”, disse Fortunati. Quanto à entrega do prédio restaurado, o prefeito confirmou que será apenas em 2015.

Pedido por nova gestão

 

Já o presidente da Associação de Comércio do Mercado (Ascompec), Ivan Konig Vieira, destacou a função do Mercado como balizador de preços e as 1,2 mil famílias que sobrevivem dali. “Aqui encontramos mais que mercadorias: encontramos o melhor da nossa cidade, da nossa cultura, da nossa história, dos nossos saberes e sabores, além do atendimento diferenciado que só o Mercado oferece”, disse. Ivan ainda agradeceu o apoio da prefeitura na abertura do espaço provisório aos atingidos pelo incêndio, e reforçou o pedido da Associação em administrar os serviços de segurança, limpeza e manutenção. O secretário da Produção, Indústria e Comércio (SMIC),Humberto Goulart, e o prefeito Fortunati afirmaram que o pedido já foi encaminhado à Procuradoria Geral do Município (PGM), e que está sendo discutido um modo de viabilizar a mudança na gestão. Após os discursos, o cantor Éder puxou o “Parabéns”, e logo o bolo foi servido a mercadeiros e frequentadores para celebrar todo o tempo de vida deste prédio.

 

COMENTÁRIOS